.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O que está acontecendo no Oriente Médio?

Todos temos acompanhado nos meios de comunicação os protestos que estão ocorrendo no Oriente Médio, mas nem todos sabem onde exatamente está acontecendo ou o que está acontecendo.

Mauritânia
O mauritano Yacoub Ould ateou fogo ao próprio corpo como forma de protesto antigovernamental no dia 17 de janeiro por estar "infeliz com a situação política do país e furioso com o governo".

Marrocos
O país já registrou protestos em Marakech, Fez, Tânger e Rabat. Os manifestantes estão querendo o fim da corrupção (coisa impossível de acontecer), reformas e que o rei ceda parte de seus poderes. O Rei Mohammed é membro da dinastia Alaouite, que governa Marrocos a cerca de 350 anos.

Argélia

O governo anunciou o fim do estado de emergência que vigora há 19 anos em resposta aos protestos no país. Outras medidas como corte de preços nos alimentos foram adotadas para tentar deter as manifestações. O Presidente Abdelaziz Bouteflika foi eleito pela primeira vez no ano de 1999, eleição considerada por muitos fraudulenta. Ele foi reeleito em 2004 e venceu em 2009 o terceiro pleito após uma emenda constitucional para remover os limites da reeleição. Seu governo enfrenta déficit de suprimento de água e energia.

Tunísia

A divulgação pelo site Wikileaks de telegramas que revelaram casos de corrupção do governo espalharam protestos por todo o país. Acuando o presidente há 23 anos no poder.

Egito

A maior revolta popular inspirada nos levantes tunisianos provocou a renuncia do presidente Hosni Mubarak. Após 18 dias de intensos protestos, em que até comunicação via celular não funcionava mais, ao menos 300 pessoas foram mortas e 5 mil ficaram feridas, de acordo com a ONU. A renuncia do presidente foi no dia 11 de fevereiro. A população comemorou nas ruas a saída após 30 anos de poder.

Sudão

O descontentamento generalizado com a economia e política no norte do Sudão tem causado alguns conflitos esporádicos.

Lêmen

Manifestantes mantêm conflitos nos país. Presidente está a mais de 32 anos no poder. É um dos países mais pobres do mundo árabe. Também existem no momento conflitos a favor do presidente.

Omã

O país teve 2 manifestações, com mais ou menos 300 pessoas por, por reformas políticas e salariais. A pesar dos protestos os manifestantes juram lealdade ao Sultão, Qabus Bin Said, devido as modernizações que fez no país. 

Iraque

 A peça rara do Oriente Médio. Com vários conflitos, mas nenhum por queda de governo. Ainda assim muitos manifestantes criticam o primeiro-ministro Nuri al Maliki.

Síria

Após duas semanas de protestos o presidente Bashar al-Assad aceitou a renuncia. Mais de 130 pessoas morreram nas manifestações de acordo com opositores, entretanto o governo informa que foram apenas 30.

Jorndânia

O rei Abdullah deu posse ao novo governo do país dia 09 de fevereiro. As revoltas foram inspiradas no Egito. O rei permanecia no poder desde 1999.

Líbia

Protesto contra o ditador Muammar Kadhafi, a 42 anos no poder, já passam de 30 dias. As manifestações se transformaram em uma revolta armada que quase foram reprimidas. A ONU aprovou uma resolução informando que poderia ser usada todas as medidas necessárias para proteger os Civis líbios.  Atualmente o país está sob bombardeios por parte dos EUA, França e Reino Unido.




Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário