.

sábado, 19 de março de 2011

Steve Jobs conta três histórias

Quem nunca ouviu falar do grande Steve Jobs? O fundador dos famosos Apple's, os quais todos querem ter pelo menos um.
Estava assistindo uma aula, quando meu professor começou a contar um pouco sobre a vida de Jobs. Achei um tanto quanto interessante e decidi colocar em três partes, conforme ele mesmo conta.

Primeira parte: Ligando os pontos.

Steve Jobs, antes mesmo de nascer, havia sido rejeito por sua mãe biológica. Ela não queria criar uma criança e decidiu que deveria arrumar uma forma dele ser adotado. Entretanto, não seria qualquer casal, deveria ser uma casal de graduados.
Um casal de advogados se propôs à adoção, porém de última hora desistiram por querer uma menina. Então, após uma ligação foi marcado um encontro com mais dois candidatos.
Ao verificar a ficha do casal a mãe biológica de Jobs viu que a "mulher" não tinha a faculdade completa e o "homem" nem se quer o Ensino Médio (comparando aqui no Brasil). Após alguns meses de negociação foi prometido que quando Jobs estivesse na idade certa ele iria fazer faculdade.
É aqui que começa realmente a vida de Steve Jobs.
17 anos depois de ser adotado a família continuava sem dinheiro, mas com uma promessa feita. Ao entrar na faculdade Jobs só conseguiu permanecer durante 6 meses, e por falta de dinheiro teve que abandonar. 

"Eu decidi sair e confiar que tudo correria bem. Foi bem assustador na época, mas olhando de hoje, foi uma das melhores decisões que tomei", conta Jobs.

Tinha tudo para sua vida dar errado, porém ao andar pelos corredores da instituição percebeu que estava a disposição um curso (não de graduação) de caligrafia e decidiu fazer.
No começo não tinha onde dormir, e usava o chão do quarto dos amigos para passar as noites. Ele conta também que trocava cascos retornáveis de Coca-cola por 5 centavos para comprar comida.
Nas aulas de caligrafia aprendeu sobre sefira, sefira sans, espaçamentos e outras combinações de letras.

"Nada disso tinha sequer esperança de ser útil em minha vida", relembra.

Dez anos depois, na garagem da casa dos pais, junto com um amigo criaram o primeiro computador MACINTOSH. Era o primeiro computador com tipografia bonita, diferente...



Jobs brinca dizendo que o Windows apareceu e copiou o MAC e se não fosse graças a suas aulas de caligrafia talvez ninguém hoje teria em seus computadores pessoais as nossas tantas letras diferentes.
Aqui conseguimos ver que ele começou do zero, sem ter dinheiro pra faculdade, sem ter perspectiva nenhuma na sua vida. As coisas que foram acontecendo aos poucos estavam se ligando umas as outras. Uma decisão que ele tomou no passado refletiu dez anos depois.
Essa experiência pode ser usada hoje em nossa vida, ao pensarmos bem no que fazer, para colhermos o melhor do que plantamos, pois uma decisão hoje pode refletir daqui a dez anos.

Essa foi a primeira parte da história de Jobs. A melhor maneira de terminar é usando uma frase que ele mesmo disse:

"Você não pode ligar os pontos olhando para o futuro. Só pode ligar olhando para o passado."


Continua...


Fonte: Discurso Steve Jobs em Stanford

Nenhum comentário:

Postar um comentário