.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A evolução da Pepsi

A Pepsi lançou uma novidade pra lá de interessante. Garrafas de refrigerante 100% vegetal. É isso mesmo!
De acordo com PepsiCo Inc., 15 de março de 2011, a nova garrafa virá para substituir a PET.
PET, Politereftalato de etileno, é um polímero termoplástico desenvolvido em 1941 e formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Pode ser reciclado, pelo processo de termoreação, ou a quente, aonde a determinada temperatura, o polímero fica líquido, podendo então ser moldado, extrusado, comprimido ou em outra forma. Porém, esse material no meio ambiente levaria 350 anos para se decompor. 
Preocupada com o meio ambiente a Pepsi decidiu criar a garrafa utilizando grama de interruptor, casca de pinus, casca, milho e outros materiais. Em última análise, a Pepsi planeja também usar cascas de laranja, casca de aveia, restos de batata e outras sobras da sua empresa do sector alimentar.
De acordo com o vice-presidente da Pepsi, Rocco Papalia, a nova garrafa garante a mesma qualidade do refrigerante, não alterando em nada no sabor.

"É uma coisa bonita de se ver", disse ele. "É indistinguível".

Mas na verdade, essa novidade já é usada pela concorrente "Coca-cola", que utilizam 30% de material vegetal, distribuídas desde 2009 no mercado.
O diretor da  PepsiCo Inc. também informou que devido ao tamanho da empresa e a quantidade de "pets" geradas, o custo acaba sendo muito alto e com as outras áreas de alimentação da Pepsi as sobras podem ser usadas para a produção da garrafa. 

"Este é o começo do fim de plásticos baseados em petróleo", disse Allen Hershkowitz, um cientista sênior com o Natural Resources Defense Council e diretor de seu projeto de gestão de resíduos."Quando você tem uma empresa desse tamanho fazer um compromisso de um plástico à base de plantas, o mercado vai reagir."

A previsão para que as garrafas sejam produzidas e distribuídas em larga escala é para 2012.



Fonte: Csmonitor e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário